Dedicar tempo a uma atividade que beneficie diretamente a vida de outras pessoas sem que você receba alguma compensação monetária, mas uma ótima sensação de ter feito alguma diferença no mundo.
1) Exercer a cidadania
Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes.
2) Aprender algo novo
Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida, como ajudar na construção de uma casa. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com nova situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.
3) Encontrar sua causa
A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas e traga um novo sentido para sua vida.
4) Fazer o bem
Fazer o bem, que mal tem? Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas que você talvez sequer conheça. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?
5) Fazer parte de um novo mundo
As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato. Espere conhecer gente de tudo que é tipo!
6) Viver uma experiência sem igual
Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.
Fonte:
Bruno Blume
www.politize.com.br